Curso sobre “Remineralizadores de Solo” é realizado no Soledade é Joia
Atividade fez parte da programação da Feira e reuniu acadêmicos de graduação e pós-graduação e agricultores familiares

13/11/2015 - Curso sobre “Remineralizadores de Solo” é realizado no Soledade é Joia

Uso de resíduos para a remineralização de solos e seus impactos no solo e nas plantas. Este foi o tema do curso realizado nessa sexta-feira, 13/11, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, durante a Feira Soledade é Joia. Participaram acadêmicos da Agronomia da UPF, pós-graduação em Agronomia da UFRGS, agricultores familiares e empresários da indústria de calcário.

De cunho técnico, o curso abordou questões gerais sobre fertilidade de solos, remineralização de solos e usos de rochas com múltiplos nutrientes e subprodutos da exploração de pedras preciosas.

Conforme o professor Edson Campanhola Bortoluzzi, esta foi o primeiro de um conjunto de dois cursos que serão realizados. “Esta é uma das ações do projeto Transformação de resíduos da mineração como artefato de concreto e remineralizador de solo. Realizamos este curso para apresentar os dados parciais e durante a Exposol teremos mais outro”, explicou.

Nesta ocasião, foram apresentados os dados parciais da pesquisa, que utilizou o rejeito de basalto das extrações de Ametista do Sul. “Foram aplicadas em cultivos de soja, trigo e campo nativo, sendo que este último apresentou os melhores resultou. Agora continuamos trabalhando para conseguir uma certeza maior e poder recomendar com segurança sua utilização”, explicou.

O projeto iniciou em fevereiro de 2015 e vem sendo desenvolvido com recursos do Banco Mundial, por meio da antiga Secretaria de Ciência Inovação e Tecnologia (SCIT), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT).

As atividades são executadas em Soledade e coordenadas pelo professor Dr. Maciel Donato, com a participação de diversos professores da UPF e de pesquisadores associados a laboratórios e grupos de pesquisa da Universidade.

Traduzir Site »